Fiat Idea capota de frente… leiam o relato

fiatideafazmamola_4_.jpgfiatideafazmamola_3_.jpgfiatideafazmamola_1_.jpg 

Meu nome é Ailton Oliveira, resido na cidade Montes Claros (MG), tenho 43 anos, 25 anos de habilitação para veículos e motocicletas e nunca havia me envolvido em qualquer acidente de trânsito, em todo este tempo, até que no mês de abril deste ano consegui a proeza de capotar um Fiat Idea ao freá-lo para fazer uma conversão num trevo (ou melhor, numa bifurcação em “T”) quando o veículo, após parar, não teve um perfeito funcionamento da suspensão e capotou em câmera lenta, de frente, ficando o mesmo de rodas para cima, sem nenhum amassado nas laterais, ou vidro quebrado, ou qualquer outra avaria que não, o teto amassado e o pára-brisa quebrado. Pra que se tenha uma noção, o capô do carro só teve alguns arranhões, não chegando a amassar.
(…)
Uma semana antes do acidente, indo de Montes Claros (MG) para o aeroporto de Confins onde iria embarcar a trabalho para a cidade de Salvador (BA), tive que parar na concessionária Fiat de Curvelo (Curvel) para verificar o que acontecia com a direção do meu carro, pois, o veículo puxava para a direita e já me encontrava com o braço dolorido do esforço de segura-lo na pista. Fui prontamente atendido, e o atendente, após de dar uma volta no veículo, constatou que o mesmo realmente puxava para a direita, e precisava de alinhamento, mas como já eram 17:50 hs, não daria tempo para fazer o alinhamento e, constatando ainda, que não estava havendo desgaste de pneus, ou outra avaria aparente disse-me que poderia seguir viagem e fazer posteriormente o alinhamento.
(…)
Levei o veículo para a concessionária Fiat Polígono, aqui em Montes Claros, ocasião em que o mecânico (Sr.Carmelito) trocou as rodas dianteiras de posição, passando a esquerda para a direita e vice e versa. Feito isso, demos uma volta e confesso que a dirigibilidade melhorou acentuadamente. No dia seguinte pela manhã me dirigi para a cidade de Porto Seguro (BA), onde iria trabalhar por 10 dias. Ao me aproximar do trevo de Araçuaí(MG) pisei no freio para reduzir a velocidade e o veículo saiu com a frente para a direita. Como ainda tinha uma certa distância do trevo, tirei o pé do freio, acertei o carro na pista e pisei novamente no pedal. A frente do veículo novamente saiu para a direita vindo a parar meio, atravessado na pista, quando esperava que o veículo balançasse em cima dos amortecedores, ele capotou e, pasmem, não de lateral, mas por cima do meu retrovisor e levantando a traseira fez o inimaginável: capotou em câmera lenta quebrando o pára-brisa devagarzinho e parando sobre as barras do teto.
(…)
FIQUEI MAIS DE 50 DIAS SEM AUTOMÓVEL PORQUE A FÁBRICA NÃO TINHA PEÇAS DE REPOSIÇÃO PARA O FIAT IDEA. COMO É POSSIVÉL UMA EMPRESA VENDER UM PRODUTO, DAR GARANTIA DE UM ANO PARA ESTE PRODUTO E NÃO TER AS PEÇAS DE REPOSIÇÃO PARA O MESMO?

Update Novembro/2008: Vejam nos comentários a resposta do próprio motorista que teve o veículo capotado.

46 comments so far

  1. Matheus on

    Tu és muito braço, hein????

  2. conteudoinformal on

    éta!!
    PROCESSA!

  3. -BoRiS- on

    Caraca Meu que Incrível…

  4. Eitcha puerra! on

    Bração, mesmo, rsrsrsr

  5. josé on

    isso é fiattt! bem vindo

  6. Wagner on

    Meu amigo, isso ai qe você escreveu é verdade?
    Nunca gostei da Fiat, mas isso ai é demais. Você consegue capotar um carro rolando de frente? Me desculpe, mas é difícil de acreditar.

  7. doisdedosdeprosa on

    NOTA DO EDITOR DO BLOG:

    Pessoal o relato foi retirado do fórum de discussão abaixo. Também foi muito comentado na cidade. Não vi o veículo batido. Mas conheço quem viu. Se é montagem? Duvido muito. Mas também não coloco meus “2Dedos” no fogo.

    http://www.s3tcar.com.br/forums3tcar/viewtopic.php?t=15169

    Platão

  8. Kk on

    pois é, FIAT MEU FILHO, vende essa bosta, compra um polo hatch 0km e seja feliz.

  9. CA on

    Eu duvido que isso seja verdade e um carro com esta estabilidade vc que deve ter errado em alguma coisa na .hora

  10. Idea de jirico on

    Carro ruim + motorista burro dá nisso!

  11. Robson on

    O problema é na pecinha que fica atraz do volante!!!

  12. niley on

    acredito porq quem me disse foi meu ilustre professor alex brant. é isso ai irmão bola pra frente e vamo tocando o barco. força ai parcero.

  13. Joao cabeza on

    Minha sugestão, consiga provas testemunhais e escritas dos consultores da proprria Fiat e processo. Eu tenho um HLX 1.8 que não chegou a isso mas já deu pane em tudo e a FIAT agora apos mais de 30 idas a concessionarias e 60 dias sem carro lava as mãos porque o veiculo saiu da garantia. C/R$ 50.000,00 se compra veiculos muito melhores e em montadoras serias.

  14. Augusto on

    ou fiat e asim mesmo meu pai ja teve um vectra e agora tem um corolla ela prefere um fusca que um fiat qualquer que seja vei vende esa bosta e nao compra fiat compra tyota chevrolet ford mas fiat nuca ++

  15. Ênio on

    Com esse tipo de motorista vocês ainda querem que um carro permaneça estável na pista??? Dar duas freadas bruscas numa bifurcação??? Ele deve estar brincando. Nem trator ficaria de pé. O carro é confiável. O motorista? Hummmm… é ruim, hein?

  16. fefe on

    tem nada a ver ele devia tar em 200por hora e deu uma freiada brusca e capotou e tambem a frente parece uma bola eu comfio na fiat

  17. Ricardo on

    Eu Tenho Um Fiat Idea e gosto muito do carro! Agora motorista RUIM só pode por a culpa no carro mesmo!!!!!

  18. Roberto on

    TENHO UM FIAT IDEA COM QUASE 30.000 KMS RODADOS EM POUCO MAIS DE UM ANO, É SEM DÚVIDA O MELHOR CARRO QUE JÁ TIVE, COM UM CONFORTO E ESTABILIDADE INCRÍVEL, CERTA VEZ TIVE QUE FAZER UMA MANOBRA INCRÍVEL PRA DESVIAR DE UM CARRO QUE VINHA NA CONTRA-MÃO, PRA MINHA SURPRESA, O CARRO NÃO DERRAPOU NADA NADA, TROCO DE CARRO A CADA 2 ANOS, JÁ ENCOMENDEI OUTRA IDEA ADVENTURE

  19. Gustavo on

    Sempre tive Fiat: seis Uno, um Prêmio, um Tempra e agora um Idea e um Mille Flex. NUNCA tive problemas com nenhum desses carros, ao contrário do único Gol que tive que mais vivia em oficina do que comigo. Eu duvido muito desse cidadão, o Idea é referência na categoria quando o assunto é estabilidade e pra um carro capotar de frente tem que fazer um malabarismo muito grande. Se o carro realmente tinha problema na suspensão, o cidadão deveria ter tomado alguma providência de imediato, qualquer carro que tenha problema na suspensão ou você toma providência ou você não coloca esse carro em rodovia por razões óbvias!

  20. weber on

    Os Carros da Fiat são bons com raras exceções, mas o que vejo aqui pode ser erro de fabricação ou imperícia do Motorista. Na verdade não gosto de carros altos como o Idea que perdem na estabilidade. Por mais que digam que ele tem estabilidade quem conhece carros realmente sabe que existe uma diminuição da estabilidade em curvas com carros distantes do chão e altos. Voltando ao caso do Idea… amigo veja se o seu veículo sofre de algum mal de erro de fabricação, pois isso pode acontecer com o melhor dos carros.

    abraços e boa sorte na troca

  21. Ricardo on

    É isso aí meu caro, eu tenho fiat a 6 anos e nunca levei qualquer surpresa desagradável do carro, algum problema pode dar dar até em BMW, isso é inegável, penso que quem tem algo contra os produtos FIAT tem muito a aprender sobre carros, estranho seu caso, mas pode acontecer numa combinação de vários fatores mecânicos.
    abraço

  22. Renato on

    Incrível! Como você conseguiu esta proeza? Onde estão os curiosos , os outros carros que sempre param pra ver, é só voce e o fotógrafo. Tem que ser muito fraco das idéias para acreditar, na minha opinião é uma farsa !

  23. Victor on

    caramba
    que zica!!

  24. joara patricia on

    Olha só colega, o seu caso foi uma excessão, como vc disse no início, seu carro precisava de um alinhamento, ou seja, já havia um reparo a ser feito. O Idea é um carro muito seguro. vc teve má sorte por não ter agido corretamente quanto aos reparos e quanto às freadas na bifurcação…ai ai ai… Sem comment´s…

  25. Marcos Paulo on

    Já tive diversos carros de todas as marcas e tenho 6 na minha garagem agora. Excetuando-se os extintos 147 e toda a família, os veículos da FIAT sao de excelente qualidade. Independente de qualquer outro comentario a respeito da marca, Gostaria de saber quem seria idiota suficiente a ponto de acreditar nisso. Basta conhecimento de física de ensino médio: Antes de acreditar favor calcular braco de forca, momento de forca, direcao dos vetores. Perceberá que isso seria impossível em qualquer carro nacional mesmo para o Jose Carlos Cunha (aquele famoso piloto de manobras). Para tanto seria necessário um peso maior que o peso do carro, concentrado sobre o eixo dianteiro e uma velocidade alta o suficiente para faze-lo capotar mais de uma vez ou ao menos arrastar o teto por um longo percurso. Nao vejo marcas de carroceria arrastando, nao vejo sinais de vidros estilhacados pelo impacto, nao parece ter amassado o teto como declarado no texto. Quem tirou a foto em que o autor aparece? Por onde o autor saiu do carro se as portas permanecem fechadas (com o teto amassado seria difícil abrí-las e impossivel fecha-las)e os vidros inteiros? Duvido que os pneus tivessem atrito suficiente para suportar tal esforco mas certamente o para-choques nao teria. Ele deveria estar no mínimo arranhado e com suas pontas deslocadas apos o carro se apoiar inteiro sobre ele (todos sabem como os para-choque se desencaixam e soltam as pontas com um encontrao leve na parede ou no carro da frente).
    Vai mentir para os presos…

  26. Whitewolf on

    Tenho um Idea e posso garantir que é um ótimo carro, muito estável e muito mais confiável que muito Meriva ou Zafira que eu tive o desprazer de dirigir.

    Acho que o problema foi o motorista mesmo.

  27. Ailton Oliveira on

    Olá pessoal,

    Somente hoje achei este post sobre o meu acidente com o Fiat Idea, gostaria de esclarecer alguns pontos sobre esta polêmica.

    Caro Marcos Paulo, não gostei de ser chamado de mentiroso, éramos 4 pessoas no veiculo e todos saímos pelas portas do veiculo pois como o mesmo capotou de FRENTE as portas não sofreram danos, ela abriram normalmente. Inclusive a porta traseira (bagageiro) por onde tiramos as nossas bolsas e malas.

    O Veiculo capotou depois de estar completamente freado, é muito simples de se constatar… o teto do carro só amassou até a metade.

    Quanto a frear numa bifurcação: estava numa reta. Não havia nenhum motivo para não fazer a frenagem DETALHE A BIFURCAÇÃO É EM “T”.

    Caro Renato, isso não é uma farsa, foi matéria do MG TV pelo fato da Fiat automóveis não te as peças para o reparo do carro, foi matéria do caderno de veículos do jornal Estado de Minas…

    Quanto ao fato de ter carros da Fiat: Eu e a minha família sempre tivemos carros desta marca, até ser tratado pela FIAT como eu fui tratado fiquei 69 dias esperando a boa vontade da Fiat automóveis para fornecer uma peça do meu carro. Troco de carro a cada 18 meses não mais do que isso. Rodo de 60.000 a 70.000 km neste período. Então não acho que posso ser considerado um motorista inexperiente.

    É preciso dizer que já me livrei do carro e certamente nunca mais comprarei um carro desta marca, não pelos seus veículos, pois qualquer produto pode apresentar defeito, tudo é passível de problemas, mas simplesmente pela forma como eles tratam o seu cliente no pós venda.

    Abraços a todos

    O meu e-mail: nortesom@yahoo.com.br

  28. Ailton Oliveira on

    vamos lá:

    Quando do post de algumas pessoas, não sabia da existência do site, queria responder diretamente a algumas pessoas que postaram a meu respeito e também com respeito ao fato. Deixarei de fazê-lo aos que me ofenderam, por questões obvias.

    Ênio: se vc não puder frear o seu carro numa reta, onde mais poderá fazê-lo??

    Fefe: nem mesmo se Eu quisesse poderia estar a 200 km por hora, o Idea é um carro de muita lataria e não chega a 150 km por hora em condições normais, somente numa descida bastante generosa vc vai conseguir atingir 160 km por hora num carro destes, motor 1.4 é muito pouco para uma carroceria tão pesada.

    Gustavo: se vc sempre teve FIAT Eu também, tenho 45 anos e sempre tive veículos desta marca, não posso precisar quantos, pois como viajo muito, rodo em média 50.000 km por ano etroco de veiculo com muita frequência, sinceramente não me lembro quantos já tive. Quanto a vc duvidar de mim, não posso fazer absolutamente nada, tenho as fotos do acidente como prova. Como relatei, levei o carro para aferir o problema alguns dias antes da viagem e o mecânico liberou o veiculo. O Veiculo capotou tão lentamente que nem mesmo o capô do veiculo foi trocado, teve apenas arranhões. As portas foram danificadas quando o guincho foi desvirar o carro e o responsável perguntou-me qual lado Eu queria estragar, pois o veiculo estava intacto nas laterais.

    Joara Patrícia: o carro foi liberado pela concessionária para a viagem, portanto estava viajando num veiculo vistoriado pelo concessionário FIAT, uma vez que o sr. Carmelito (mecânico) liberou o veiculo.

    Whitewolf: o seu veiculo pode ser confiável, o meu certamente não era! Existem produtos que saem da linha de montagem, com problemas e quando em uso apresentam este problemas, por fadiga, ou por desgaste natural.

    pela atenção obrigado

  29. Daniela on

    Vc conseguiu o inacreditável…
    sou vendedora de uma concessionária fiat e trabalho com a marca a 4 anos, tenho clientes que tiveram vários modelos fiat e estão comprando o 2º fiat idea … acho que tudo o que é MÁQUINA poder ter falhas… e todas as empresas podem cometer erros… como todo motorista pode falhar…
    Bola pra frente e faça um teste drive no FIAT PUNTO o carro tem uma estabilidade incrivel e será mais dificil vc conseguir capotar…!!!

  30. Jéssica on

    FIAT = Fui Idiota Agora é Tarde

  31. emilio on

    cara vc é barbero , burro e muito mais , acho q vc tem q dirigir camião trucado e ainda é capaz de capotalo kkkkkk
    desculpa mais vc deve ser piloto de teste de cavalo ou jeg

  32. Sandro on

    Gosto muito do carro, elogio a dirigibilidade proporcionada pela altura, realmente ironizo dizendo que o carro parece um barco a vela nas curvas. Porém é o estilo do carro mesmo, eu já vi uma Towner capotar “de lado” em camera lenta na minha frente dentro da cidade há uns 40 km/h.
    É o tipo de direção que tem que se adaptar ao modelo do carro. Pelo relato essa correção que ele foi forçado a fazer, sei lá … depois dos acidentes o único que sabe explicar é o motorista e olha lá, pq. é tão rápido que a pessoa fica sem noção do que aconteceu.

  33. diego on

    Fiat :

    F ui
    I ludido
    A gora é
    T arde ! ! !

  34. Caio on

    Véio, vende esse carro, e qualquer outro FIAT…

    Fiat é carro de Bração… Não anda, Não tem estabilidade, como todo mundo siz Fiat é Fiat… Já sabe pq né… é ruim que dói…

  35. rafael on

    Tem uns zé roélas que não intendem absolutamente nada de automóveis que metem o pau, são os famósos: pescadores de idéias fúteis. Mas vamos lá, amigo que capotou, ou foi vc ou absolutamente realmente essa foto foi montada vai me disculpar. ou como nosso amigo um pouco acima falou:
    -“Por onde o autor saiu do carro se as portas permanecem fechadas (com o teto amassado seria difícil abrí-las e impossivel fecha-las)e os vidros inteiros?”

    Ta na Hora de Rever os seus conseitos.

    HEHEHEHE!

  36. manuel on

    esse motorista e muito mentiroso nessa nem brasileiro acredita

  37. severn on

    QUE MENTIRA BRABA! ESTA É DEMAIS, DURO DE ENGOLIR – CONTA OUTRA, MEU FILHO. CAPOTOU
    DE FRENTE, E LOGO UM IDEA QUE É SUPER ESTÁVEL!!

  38. aninha on

    Meu querido… comprei um idea zero e até agora só tenho elogios ao carro. Desculpa, mais vc diz que tem 25 anos de carteira e nunca bateu?? Sempre tem a primeira vez e a gente nunca esquece!!

  39. Raspy on

    Eu não duvido que isso realmente tenha acontecido. Aliás, o idea é muito parecido com a mercedes classe A, que, pelo que sei, também tinha sérios problemas de estabilidade. São carrinhos pequenos e altos. Até parecem aqueles ônibus de Londres. Daqui a pouco vão inventar um carro que toca nas nuvens. Só que besteira desse tipo (falha no desenho do veículo) toda montadora faz. Talvez a ferrari fique de fora.

  40. figueiredo on

    minha esposa deve ser muito boa condutora ou então o srº. é um grande nabo ,pois já conduz este modelo da Fiat “IDEIA” ha cercade trs anos vai para todo o lado e ja fez no veiculo 140.000Km sem um unico problema por isso será do carro o do srº. , e do carro que certamente ja adquiriu tem algo a apontar ?

    conduzir tem muito que se lhe diga !!!!!

  41. brother on

    Kct, mas pro carro tá puxando pra suspensão tah assim o carro jah veio com defeiro ou pra vc td pista eh reta, passando em todos os buracos e acabou desalinhando o carro!

  42. Kaka on

    Pow mó mentiroso heim, nunca vi isso, se capota assim mesmo, eu vou comprar um, pois o para-choque é exelente, num arranhou nem nada!! imagina se bater de frente racha até um blindado do exército…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Conta outra mané!! Vc deve trabalhar na VW,GM ou outra montadora rival!!
    Para de cáo!!

  43. carol on

    eai galera!blz…

    disem q este carro capota?mais ate hj nunca vi nem um deles por ai capotado de frente.axoh q esse cara ou e muito ruim de volamte ou foi a primeira ves q ele bateu o carro.alias sempre tem a primeira ves.e ainda mais q eu so vejo elogios sobre este veiculo.mais em qualquer caso processa.ah!!!pergunta se ele se feriu e se ele tava de sinto de segurança.as veses é isso .ELE ERA MUITO PESADO???

    valew merda e ve se me responde..

  44. Paulo on

    Caraca…..vc é burro hein !!!

  45. Kako on

    Eu tenhu um Idea HLX 1.8 e é uma verdadeira porcaria!! O carro é instável, não tem força, e resumindo, é um carrinho bunitinho, mas tô loco pra vender!! Não se tem segurança alguma dentro de um desses.

  46. Frango on

    Melhor admitir que vc é bração do que jogar a culpa no carro!


Deixe um comentário