Como diz Lula, “Acho que o Obama Sifu”

blagovich-obamaPor Andrea Murta, na Folha

O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, pediu ontem a renúncia do governador do Estado de Illinois, Rod Blagojevich, um dia após ele ser detido por promotores federais sob acusações de corrupção. Segundo a investigação, Blagojevich tentou vender a vaga de Obama no Senado -os opositores do presidente eleito tentam implicá-lo no escândalo.
“Se tornou difícil para o governador fazer seu trabalho com eficiência e servir ao povo de Illinois”, disse em comunicado um porta-voz de Obama.

“O presidente eleito acredita que a Assembléia [do Estado] deva (…) estabelecer um processo para selecionar um novo senador, que tenha a confiança do povo de Illinois.”

Democrata como Obama, Blagojevich, solto sob fiança, ainda é o governador em exercício e mantém o direito de indicar o sucessor do presidente eleito no Senado. Além de leiloar a vaga, o governador foi acusado de pedir propinas e de pressionar o grupo do jornal “Chicago Tribune” a demitir funcionários críticos a ele.

Investigadores afirmam ter gravado conversas de Blagojevich que comprovam as acusações, mas o governador nega qualquer ação ilegal. Ao mesmo tempo, Obama, que não foi implicado na investigação, está enfrentando crescente especulação sobre suas relações com esquemas de corrupção em Chicago.

O presidente eleito negou qualquer contato com a equipe de Blagojevich para discutir seu substituto no Senado. Mas a negativa contraria declarações anteriores de seu assessor sênior, David Axelrod, que, no mês passado, disse que Blagojevich e Obama discutiram nomes para a vaga. Na terça, Axelrod disse em nota que “se enganou” e que “eles não discutiram o assunto na época nem em qualquer outra ocasião”.

As explicações, por enquanto, não acabaram com os ataques de opositores do eleito. “A seriedade dos crimes listados pelos promotores federais levanta questões sobre as interações entre o governador Blagojevich, (…) Obama e outros funcionários de alto escalão que trabalharão para o futuro presidente”, disse o deputado republicano Eric Cantor.

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: