Crédito mais fácil e o descontrole triplicam o calote em Belo Horizonte

Nice Silva, Especial para o Hoje em Dia

O índice de inadimplência do belo-horizontino entre setembro e outubro ficou seis pontos percentuais acima do verificado no bimestre anterior. De acordo com a Pesquisa de Endividamento do Consumidor, realizada pela Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio), e divulgada ontem, a taxa de inadimplência do quarto bimestre foi de 9,7% contra 3,7% da apurada entre julho e agosto. Entre as explicações para o fato está a declaração dos próprios endividados captada pela sondagem. Cinqüenta e quatro por cento deles admitem que as dívidas se devem a descontrole e falta de planejamento. Para a coordenadora do departamento de economia da Fecomércio, Silvânia de Araújo, o crédito farto e a facilidade de financiamento contribuíram para o grau de endividamento.

Esse é o caso da saladeira Carina dos Reis Silva. Ela diz que passou o ano todo endividada com crediários de lojas. “Comprei eletrodomésticos para pagar em 18 meses. No ano passado devia a metade do que eu ganho e neste ano estou devendo o dobro”, explica. Segundo Carina, ela só deve acabar de pagar as contas em fevereiro do ano que vem.

Além dos crediários das lojas, as dívidas com o cartão de crédito atormentam nada menos que 45% dos entrevistados endividados. O cenário econômico incerto não deixa dúvidas para 30,3% dos belo-horizontinos que optariam por pagar as contas com juros mais altos primeiro, de acordo com a pesquisa .

Depois dos juros altos, o que mais motiva o consumidor a pagar as dívidas (24,3%) é a possibilidade de inserção do dele nome no Serviço de Proteção ao Crédito. Pagar uma e negociar a outra seria a terceira opção para os entrevistados. Foi o que tentou fazer o ajudante de pintor Júnior Antônio Lima para quitar uma dívida com uma financeira. “Tentei parcelar os R$ 500 em duas prestações, mas não consegui”, informou. Por isso, segue entre os inadimplentes.

Para a economista da Fecomércio, a pesquisa manda um recado claro para os lojistas. “Esse Natal não será como os outros. O lojista deve se preparar para seduzir um cliente mais atento aos juros e também preocupado em se planejar”.

Apesar do registro elevado para a inadimplência, a sondagem constatou que 40% dos entrevistados está conseguindo planejar o orçamento e ainda fazer sobrar um pouco de dinheiro.

Segundo Silvânia Araújo, o comportamento do consumidor se configura como tendência uma vez que vem mantendo crescimento contínuo na pesquisa desde o segundo bimestre do ano. “O consumidor quer ter poupança e se preparar para um futuro que se mostra incerto. Ele vai ficar atento aos preços para fazer com que os rendimentos dele valham mais”, analisa. Segundo a sondagem, entre setembro e outubro, 35,3% dos belo-horizontinos decidiram cortar os gastos residenciais para poderem saldar os compromissos em atraso. Mas uma parcela considerável, de 26,5% dos entrevistados, admitiu que não ter tomado nenhuma medida para economizar.

O comprometimento da renda familiar com as dívidas afeta fortemente o consumidor da capital. Para 36,1%, o comprometimento da renda familiar com as dívidas varia de 10% a 30%.

Percentual próximo de entrevistados, de 33,7%, tem a renda familiar abocanhada entre 31% e 50% pelos gastos para pagamento das dívidas.As mulheres são 51,7% dos inadimplentes. A faixa etária predominante das devedoras está entre 25 e 34 anos.

Vendas são maiores em setembro
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), as vendas no varejo cresceram 4,3% em setembro. No ano cresceu 5,8%. Para a entidade, a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas e a redução do nível do desemprego contribuíram para o bom resultado. Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado ontem, mostra que as vendas também cresceram 1,2% no país, na comparação com agosto. No ano, as vendas no cresceram 8,0% no Brasil.

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: