Lula defende José Dirceu no NYT…

A entrevista que Lula concedeu durante a semana ao The New York Times foi publicada na edição de domingo. O jornal vende a entrevista como “a primeira discussão longa com um jornalista americano desde 2004”. Foi concedida ao novo correspondente do jornal na América Latina, Alexei Barrionuevo. Larry Rohter, o polêmico correspondente que quase foi expulso por Lula depois da célebre reportagem (de 2004) sobre “o hábito de beber do presidente”, licenciou-se recentemente para escrever um livro sobre o Brasil.
O título da reportagem, ilustrada por um belo retrato de Lula diante de um mapa-múndi (do fotógrafo brasileiro Lalo de Almeida), é “Um líder resiliente alardeia o potencial do Brasil na agricultura e nos biocombustíveis”. O texto faz uma breve introdução aos fatos recentes do noticiário nacional – o apagão aéreo, o julgamento do mensalão, a boa situação econômica –, recorre a uma declaração de um cientista político – o escolhido foi David Fleischer, que definiu Lula como “o presidente de Teflon”, porque os escândalos não grudam nele – e dá a palavra a Lula. A frase que promete causar mais repercussão durante a semana foi a defesa que o presidente fez de José Dirceu. Palavras de Lula selecionadas, numa tradução livre do texto original em inglês.
“Há centenas de funcionários à minha volta e eu não tenho a menor idéia do que estão fazendo” (sobre não ter sido informado do mensalão)
“Não acredito que haja qualquer evidência de que o Zé Dirceu cometeu o crime do qual é acusado. Ele será julgado”
“Não precisamos de um líder na América Latina. O que eu quero é governar meu país direito” (sobre ser um suposto contrapeso a Hugo Chávez no continente)
“O mundo vai se render ao biocombustível”
“Eu não vou dar aula em Harvard” (sobre o que vai fazer, uma vez encerrado seu segundo mandato, uma referência irônica a Fernando Henrique Cardoso).

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: