Candidato não precisa ser do PT

No terceiro e último dia do 3º Congresso Nacional do PT, o partido aprovou texto que, alinhado com o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, propõe um amplo debate interno que resultará na construção de uma candidatura petista “capaz de liderar, juntamente com outros partidos, uma ampla aliança partidária e social e vencer as eleições de 2010”. Um adendo ao texto, lido pelo presidente do PT, Ricardo Berzoini, deixa clara a intenção do partido em dialogar com a base aliada sobre a sucessão de 2010. “O PT apresenta uma candidatura a presidente a ser construída com outros partidos e assim formar uma aliança programática, partidária e social capaz de ser vitoriosa nas eleições de 2010 e impedir o retorno do neoliberalismo”, diz a resolução. Em entrevista, logo após o encerramento do congresso, Berzoini afirmou que a escolha de um candidato obrigatoriamente petista “não dá uma mensagem boa à política de alianças”.

“Acho que todos reconheceram que era importante votar de maneira unitária essa questão para não passar qualquer recado pesado. Em segundo lugar entendemos que o PT tem vocação para ter candidato. Lança sempre que pode, mas queremos dialogar. O PT tem vocação para ser candidato, mas precisa de aliados”, disse Berzoini. O ex-ministro José Dirceu, que foi ovacionado na abertura do congresso, defendeu que o partido apresente apenas um nome para vice na chapa presidencial de 2010 caso, até lá, não haja consenso.

Direção do PT
Ricardo Berzoini afirmou que não pretende concorrer novamente à presidência do partido, cujas eleições foram antecipadas para este ano. “Não sou candidato. Estou trabalhando com a perspectiva de construir uma candidatura que represente, se possível, mais que uma força política (dentro do PT)””, disse. Porém, pouco depois Berzoini afirmou que a possibilidade de ser candidato não é um assunto encerrado.

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: