Ministro afirma que não pôs em suspeição decisão do STF

Do ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski em entrevista a Bernardo Mello Franco e Carolina Brígido em O Globo, hoje:

“O senhor disse que o STF votou com a faca no pescoço no caso do mensalão?
LEWANDOWSKI:
Na verdade, o que quis dizer foi que eu é que estava com a faca no pescoço, e era gelada. Não cometi nenhum crime, nenhuma ilegalidade. Sinceramente me considero vítima de uma invasão de privacidade. As coisas acontecem. Eu podia estar no avião da TAM. É a lei de Murphy. Quando uma coisa tem que dar errado, dá tudo errado. Estou pagando o preço de expressar uma posição jurídica que não refletia os anseios da opinião pública. Não estou sendo bem compreendido das motivações de tive ao pronunciar meu voto. Seria muito mais confortável para mim dizer “acompanho o relator”. Não faz parte da minha história. Espero que a imprensa me dê o benefício da dúvida.

O que o senhor quis dizer no e-mail quando afirmou que o voto do ministro Eros Grau significava uma troca?
LEWANDOWSKI:
Era uma troca de posição em relação a uma expectativa que tínhamos com relação ao voto. Não era uma troca por uma coisa material.

Na conversa telefônica, o senhor disse que o STF iria “amaciar” para o ex-ministro José Dirceu. O senhor esperava que ele fosse inocentado no julgamento?
LEWANDOWSKI:
Acho que não usei essa expressão. Mas imaginei que para o crime de quadrilha não pegaria. Por isso fiquei surpreso.

O senhor foi o único a votar contra a aceitação da denúncia de Dirceu pelo crime de quadrilha. Por quê?
LEWANDOWSKI:
Apesar de todo o abalo emocional, me mantive fiel ao que acreditava ser o entendimento da Casa. No julgamento de colegiado, a maioria tem razão. Eu posso ter tido uma visão equivocada.”

No comments yet

Deixe um comentário

