Ricardinho: Ferido e humilhado

ricardinho.jpg

No dia do lançamento de seu livro “Levantando a vida”, o levantador Ricardinho fez revelações inéditas sobre o seu misterioso e polêmico corte dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, o jogador não conteve as lágrimas ao falar de sua ausência da seleção brasileira masculina de vôlei no Rio-2007 e garantiu que a “Família Bernardinho” não existe mais aos seus olhos.

Ricardinho não esteve na lista de convocados do treinador para o Pan, apesar de ter sido eleito o melhor jogador da Liga Mundial, realizada uma semana antes. Na época, falou-se apenas em um desgaste do relacionamento no grupo, mas nesta quarta o atleta minimizou os comentários do técnico e negou os boatos de que o corte havia sido em função de desavenças quanto a premiações.

“A discussão do prêmio foi muito comentada, mas é um absurdo dizer que eu não quis dividir o prêmio de melhor jogador da Liga Mundial com o grupo”, iniciou o jogador. “O dinheiro é dado pela FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e repassado à CVB (Confederação Brasileira da modalidade) que divide a quantia com todos. Mas não discuto premiação desde 2005. Quem trata desse assunto são Giba, Rodrigão, Gustavo e André Heller”, complementou, antes de lembrar algo que aconteceu antes do Rio-2007.

“O que havia sido decidido era que o prêmio do Pan não seria dividido com a comissão técnica, mas apenas entre os jogadores. Fizemos uma votação para decidir com seria feito isso e a maioria optou com a repartição apenas entre os atletas”, prosseguiu.

Ricardinho chegou a chorar enquanto falava do sentimento de ter perdido a chance de disputar uma medalha pan-americana, inédita para a geração, em solo pátrio. “No final do meu livro eu apareceria com o ouro no peito, mas a medalha foi arrancada. Não é só raiva e ódio o que eu sinto, mas sim dor. Perder uma medalha no país é algo que não dá para explicar”, lamentou.

O levantador apresentou detalhes do momento em que foi noticiado do corte. “Eu me encontrei com o grupo às 17h40 daquele sábado (21 de julho) e ele (Bernardinho) falou durante dez minutos. Disse que havia um desgaste muito grande em relação às minhas cobranças, desde divisão de prêmios como folgas. Ele expôs de forma agressiva, falando que não suportava mais essa situação. Tudo foi colocado de um jeito que não deveria acontecer em uma família”.

O jogador também garantiu que não possui mais a visão de que a seleção brasileira seja mais uma família. “Parte do grupo que está lá pensa assim, mas para mim foi apenas uma fantasia. Não acredito mais”, disse, usando como argumento o próprio pacto que havia feito com Giba, antes da final dos Jogos Olímpicos de 2004. “Combinamos que nós dois deveríamos participar de todas as competições até Pequim-2008. Mas esse combinado foi quebrado quando os jogadores me deixaram sair daquela sala (onde conversou com Bernardinho)”, emendou.

Por fim, Ricardinho acenou para um possível retorno, que pode acontecer apenas se Bernardinho se retratar sobre o caso. “A cicatriz está aberta e, no momento, não tem volta. Se ele (o treinador) se explicar, posso voltar. Faço parte do Brasil, mas não basta dizer que as portas estão abertas. A pessoa que foi responsável pela dispensa que deve se justificar até para que possa haver o retorno”, concluiu.

Sucessor 

Ricardinho reconheceu que o levantador Bruno Rezende, filho de Bernardinho e convocado em seu lugar para o Pan, é o mais cotado para ficar com a posição na seleção. No entanto, o camisa 17 deu uma leve alfinetada no colega de profissão.

“O Bruno será o meu sucessor e também do Marcelinho, mas é um garoto novo que ainda tem que aprender. É um jogador que treina muito e que se esforça, mas que não tem um talento nato. Só o tempo vai mostrar”, encerrou.

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: