Sujeira leva a mais de mil amputações de pênis por ano

Reportagem de Hédio Ferreira Júnior:
Um dado alarmante preocupa o Ministério da Saúde e alerta a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) para um problema que se agrava a cada ano no país: pelo menos mil homens têm o pênis amputado, todos os anos no Brasil, a maioria vítima de câncer peniano. Nos últimos cinco anos, a incidência de casos cresceu 10% a cada 12 meses. Em Minas, foram diagnostic a d o s cerca de 60 casos e m 2006, segundo levantamentos da SBU, concluídos em maio passado.

As regiões com maior incidência no Estado são o Norte e o Vale do Jequitinhonha, além de Belo Horizonte, onde há tratamento mais especializado. A causa da doença, que pode levar à morte ou à amputação dos membros, poderia ser complexa, mas está na simplicidade de sua prevenção o registro que mais assusta. A sujeira, ou diretamente a falta de lavagem do pênis com água e sabão, é a causadora de tumores que acometem atualmente mais de 4.000 brasileiros.

“Nenhum outro tipo de câncer diagnosticado em qualquer parte do corpo, seja do homem ou da mulher, tem um método preventivo tão simples e barato quanto o de pênis”, observa o presidente regional da SBU em Minas e ex-presidente da Sociedade Latino-Americana de Medicina Sexual, Luiz Otávio Torres. O Brasil é um dos países com maior índice de câncer de pênis no mundo, atrás apenas da Índia e de algumas regiões da África. As vítimas são, em sua esmagadora maioria, homens não circuncidados – que ainda apresentam fimose ou excesso de prepúcio (pele que encobre a cabeça do pênis), que vivem em condições de pobreza e têm nível de formação sociocultural baixo.

As conseqüências do tratamento do câncer de pênis são, muitas vezes, devastadoras. O indivíduo que tem o membro amputado sente que teve mutilado o símbolo de sua masculinidade. A vergonha e sofrimento acabam fazendo com que ele permaneça no anonimato e evite compartilhar sua experiência com outras pessoas. “É uma agressão muito grande ao corpo do homem, principalmente quando acomete o jovem”, salienta o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia em Brasília, José Carlos de Almeida.

Ranking
São Paulo, e seus mais de 40 milhões de habitantes, é o Estado onde há o maior número de casos, porém são as regiões Norte e Nordeste, com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), onde estão os focos da patologia. Muitos pacientes migram para o Sudeste em busca de tratamento ou atrás de trabalho e só depois descobrem que estão com a doença. Em junho deste ano, a Sociedade Brasileira de Urologia realizou no Maranhão, Estado com o menor IDH e em terceiro lugar no ranking de casos, uma caravana de combate e prevenção.

Cartilhas ilustrativas foram distribuídas e um mutirão da saúde foi realizado. A campanha se estende para a TV em cadeia nacional a partir deste mês. Estrelada pelo ex-jogador da seleção brasileira e treinador do Fenerbahçe, na Turquia, Zico, 54, falará da mais simples e barata prevenção de um câncer, que é a higienização com água e sabão.

Anúncios

4 comments so far

  1. Palpiteira on

    Ontem, foi um urologista no Jô Soares falar sobre esse assunto, mas dormi. 🙂
    Nossa, estou espantada! Será um sinal de que o homem não consegue mais enxergar sequer o que está diante dos próprios olhos? Hum, parece. Vou falar sobre isso no meu blog, e o citarei, certamente.
    Valeu!

  2. […] matéria sobre um ganhador de loteria – depois eu conto -, e acabei caindo num site de notícias, 2Dedos de Prosa, onde deparei com o título […]

  3. Eduardo on

    Ainda bem que eu lavo o pinto!

  4. Tatiane morais on

    Meu Deus o q leva um homem a ñ lavar seu pênis
    pelo amor de DEUS ONDE ESTE MUNDO VAI PARAR HEINNNN…ESTOU CHOCADA alem de a maioria estar virando gays o q é muito ruim para sociedade feminina,os q nos restam ñ lavam o pinto…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: