BH engrossa dia de protestos anti-Lula

protestosbh.jpg

Reportagem de Juliana Cipriane – Estado de Minas: 
Uma manifestação de âmbito nacional contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu, segundo cálculos da Polícia Militar, cerca de 300 pessoas na tarde deste sábado, na Praça da Liberdade. Vestidos, em sua maioria, de preto, com narizes de palhaço e apitos, os integrantes do grupo fizeram várias críticas ao petista durante a “Passeata da Grande Vaia: Fora Lula”, organizada por membros da comunidade “Fora Lula” do site de relacionamentos Orkut, que conta com mais de 190 mil integrantes. O mesmo protesto foi realizado simultaneamente em nove capitais, segundo os rganizadores – além de BH, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Brasília, Porto Alegre, Belém e Natal. Em faixas e gritos de ordem, os manifestantes pediam o fim da inércia, da omissão e da corrupção na esfera federal e seguiram até a Praça Sete, Centro da capital, onde encerraram o ato, ganhando adesão de várias pessoas que acompanhavam dos prédios vizinhos. O grupo já planeja outra passeata para o sete de setembro.

Na Praça da Liberdade, os manifestantes deitaram sobre o corredor central e depois se reuniram em círculo para rezar um “Pai Nosso” em homenagem aos mortos nos últimos acidentes de avião no país, com um vôo da Gol, em setembro de 2006, e com o Airbus A320 da Tam, no último 17 de julho, no Aeroporto de Congonhas. Os manifestantes cantaram o Hino Nacional, contornaram a praça fazendo uma grande vaia e cantando coros como “queremos presidente que seja competente” e “xô corrupção, pega ladrão”. Nas faixas, os recados tinham o mesmo tom de “fora Lula, fora PT”, “eu sabia que você sabia”, e “o Brasil acordou”.

O aposentado René Baraillon, de 80 anos, deixou a França para residir no país há 52 anos e, avisado pela filha, também foi protestar. “O povo até agora aceitou muita coisa, como os vários cortes os salários dos aposentados, agora é hora de reagir.

O presidente nunca sabe de nada, isso para mim quer dizer uma das duas hipóteses: ou ele é um corrupto também ou um grande incompetente”. René, que também é piloto, criticou o fato de o petista ter dito que não sabia da gravidade da crise na aviação. “É muito fácil dizer que a culpa é do piloto, já que ele morreu, o fato é que não tem segurança e os aviadores sabiam disto”. O publicitário Alexandre Maciel, 29 anos, um dos organizadores do evento em BH, disse que o movimento não contou com ajuda de partidos, sindicatos e entidades. “É um protesto que veio do povo, todo mundo está indignado e não vê um movimento para mudar a situação, seja da oposição, do Legislativo ou do Judiciário”.

Acidentes Em São Paulo, segundo segundo dados da Polícia Militar (PM), a manifestação reuniu cerca de 2 mil pessoas na Avenida Paulista, onde foi feito um minuto de silêncio para as vítimas de acidentes aéreos. As faixas também faziam menções a episódios recentes em que o presidente Lula foi vaiado em locais públicos em frases como “relaxa e vaia” e “vaia de novo, com a força do povo”. No Rio de Janeiro, foram cerca de 200 pessoas em uma caminhada na Praia de Copacabana. Mais 150 pessoas aumentaram a manifestação em Porto Alegre e 100 em Brasília. Em Curitiba foram mais 200 adesões.

Foto: Marcos Vieira(EM) 

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: