Rio volta à normalidade: 20 assassinatos

De Marcello Gazzaneo no Jornal do Brasil, hoje:
A suspeita de que traficantes do Morro da Cotia teriam ordenado o ataque a dois ônibus na Estrada Grajaú-Jacarepaguá, na Zona Norte, e o fechamento da via, na noite de terça-feira e madrugada de ontem, trouxe à rotina da cidade o terror das ações do tráfico. E apesar de o setor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública monitorar as ações das quadrilhas durante os Jogos Pan-Americanos, a hipótese de que traficantes estejam por trás da manifestação dos moradores da favela, que terminou com dois ônibus e quatro carros queimados e outros dois coletivos apedrejados, não está descartada pela polícia.

O ataque aos veículos e o fechamento da estrada aconteceram depois do assassinato do estudante universitário Willian Alves Barbosa, 26 anos, que teria sido morto por policiais encapuzados. Pela manhã, mesmo com reforço do policiamento no local, os moradores voltaram à via para tentar bloquear o trânsito novamente. Cinco pessoas, que estariam empurrando a carcaça de veículos queimados para a pista, acabaram detidas.

Para o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, a informação de que os assassinos de William seriam policiais pode ter partido do tráfico, com o objetivo de inflamar os moradores da favela.

– Pode ser o movimento do tráfico querendo proteger suas ações. Procuramos antecipar esses fatos, mas não houve informações sobre esse tipo de movimentação – explicou Beltrame. – Não podemos arcar com acusações que podem ser do próprio tráfico.

O secretário não acredita que o episódio na Grajaú-Jacarepaguá e as 20 mortes ligadas às ações do tráfico em diversos pontos da cidade, ontem, tenham relação com o término dos Jogos Pan-Americanos. Beltrame classificou os casos como fatos isolados. Mas anunciou que o policiamento será reforçado na Grajaú-Jacarepaguá”.

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: