Tragédia de Congonhas: Passageiros tiveram morte rápida

tamluto.jpg“Se traz algum alívio saber, os passageiros do vôo JJ 3054 sofreram uma morte rápida e menos dolorosa possível”. A informação é do médico Douglas Ferrari, presidente da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva, que, com sua equipe, ajudou na tentativa de socorro às vítimas do acidente da TAM. Especialista em acidentes aéreos, Ferrari promove treinamentos em aeroportos e, na terça-feira à noite, trabalhou como voluntário ao lado dos bombeiros.

Há três possibilidades para a morte de quem estava dentro do avião, pela seguinte ordem, explica o médico: o trauma do impacto e da desaceleração, a intoxicação com os gases provocados pelo incêndio e, por último, e mais improvável, o fogo.

— Mesmo em um carro, a 60 quilômetros por hora, o choque já pode causar o coma. Imagine em um avião em desaceleração, que estava a 150, 200 quilômetros por hora. Isso já provoca o falecimento— afirma o médico, que continua— Para mim, isso causou a grande maioria das mortes dentro do avião.

Ferrari afirmou, no entanto, que os passageiros que não morreram no impacto devem ter, possivelmente, morrido com a intoxicação provocada pela fumaça. De acordo com ele, esse processo é considerado “rápido”. Leva dois minutos. O mais doloroso, segundo o médico, é o de queimaduras. Mas, ainda de acordo com a opinião do médico e de seus colegas, que não são legistas, mas intensivistas (trabalham em UTIs), essa possibilidade é muito pequena.”

Anúncios

1 comment so far

  1. Ricardo on

    Prezados,

    num momento de extremo sofrimento para alguns, e quando as investigações mal começaram, imputar responsabilidade deste acidente a um ou outro é leviandade. Não é o serviço que se espera de uma mídia séria e comprometida com o país.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: