Operação no Norte de Minas desmonta quadrilha que matava jovens

prisaomoc.jpgReportagem de Luiz Ribeiro para o Estado de Minas: 
Vinte e uma pessoas foram presas nesta terça-feira durante a “Operação Bumerangue”, realizada pela Polícia Federal em Montes Claros (Norte de Minas), com o apoio da Polícia Militar. De acordo com o delegado Marcelo Eduardo Freitas, chefe da Delegacia da PF em Montes Claros, foi desmontada uma quadrilha, que foi investigada há um ano. Os líderes da quadrilha foram apontados como os responsáveis por ordenar a matança de jovens envolvidos com o tráfico de drogas na cidade, o que foi comprovado por intermédio de escutas telefônicas (ouça aqui – MP3) feitas durantes as investigações, mediante autorização judicial. Em uma das escutas, um dos integrantes do grupo, Arilson Catrink, o “Alemão” conversa com um outro homem, não identificado, que relata o assassinato de um rapaz, com uma submetralhadora. “Ele virou uma peneira?”, pergunta Alemão, tendo a resposta positiva do interlocutor.

Nos primeiros seis meses de 2007, foram registrados 42 assassinatos em Montes Claros. Segundo a Polícia Militar, pelo menos 60% das mortes está ligada ao tráfico de drogas. O delegado Marcelo Eduardo Freitas revelou que a PF apurou que a quadrilha preparava mais assassinatos para o próximo fim de semana. Ainda conforme o policial, em um ano, houve a apreensão de cerca de 1,2 mil quilos de entorpecentes em Montes Claros.

A “Operação Bumerangue”, iniciada às 4 horas de ontem, contou com a participação 100 policiais federais e 120 policiais militares. Além dos mandados de prisão temporária, foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo juiz Milton Lívio Lemos Salles, da Primeira Vara Criminal de Montes Claros. Foi cumprindo um mandado coletivo no Conjunto Cristo Rei, conhecido como “Feijão Semeado”, área que vinha sendo dominada por traficantes na cidade. Também foram desenvolvidas ações em São Paulo e Mato Grosso do Sul, tendo em vista que a cocaína e a maconha distribuídas no Norte de Minas vêm daqueles estados, informou a Polícia Federal.

Além de “Alemão, foi detido ontem outro elemento apontado como um dos chefes do tráfico no Norte de Minas: Erivelton Ferreira de Souza, o “Veto”. Mas, um dos “chefões” da distribuição de entorpecentes na região, Waldemir Tavares da Silva Filho, o “Malboro”, conseguiu escapar.

Várias das pessoas detidas pela PF são reincidentes e haviam sido presas anteriormente. Mas, facilidades legais, foram liberadas e voltaram a cometer crimes. Esta é a razão pelo fato de a operação ter recebido a denominação de “Bumerangue”, esclareceu Marcelo Freitas.

Durante a operação foram apreendidas diversas armas, munição, drogas computadores e equipamentos eletrônicos, além de uma quantia em dinheiro. Houve também a apreensão de vários carros, motos e um caminhão, que estavam em poder dos suspeitos e, segundo a polícia, foram adquiridos com dinheiro do tráfico.

Ainda conforme o delegado Marcelo Freitas, a operação vai prosseguir até o fim de semana. “O nosso objetivo é acabar com o tráfico de drogas em Montes Claros e na região”, afirmou. 

Foto: Samarone Xavier/Especial para o EM

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: