Receita do Bolo: Como ir para o 2º turno das eleições e vencer

As especulações sobre os candidatos a Prefeito 2008 já estão nas ruas de Montes Claros há tempos. Quase certo mesmo, porque só a Deus é dada a certeza plena, é que o atual prefeito, Dr. Athos Avelino, vá tentar a reeleição. Como todos sabem que a “tchurma” do poder é bem fraquinha quando se fala em fazer política aqui vai uma boa dica. Apenas não esqueçam de agradecer depois.

Em 1999 o Instituto Friederich Nalman (partido liberal-democrata alemão) realizou em Montevidéu um seminário sobre a tática que os candidatos devem usar no primeiro turno, em eleições em dois turnos. Vários especialistas europeus e latino-americanos foram convidados.
           
Em 2000 os ensinamentos colhidos neste seminário, foram aplicados na eleição do Rio de Janeiro com grande sucesso. É certo que isso significou um risco na ultrapassagem para o segundo turno, mas garantiu a vitória no segundo turno, contra todos os prognósticos e pesquisas.
           
A idéia básica é construir o segundo turno no primeiro. Desta forma deve-se, a partir de pesquisas em série e em profundidade, identificar quem tem mais chances de ir para o segundo turno. Daí deve-se isolá-lo e fazer uma campanha suave e elogiosa com os demais adversários. Estabelecer um clima de respeito e cordialidade de forma a que o eleitor deles (dos outros candidatos) esteja simpático no segundo turno ao candidato X. Com isso se faz uma campanha de um só adversário no primeiro turno, polarizando com este e suavizando com os demais.
           
Claro, o leitor do “2Dedos” atento pode dizer que há risco de que um dos não atacados cresça e vá, ele mesmo, para o segundo turno. Porém se o candidato X (não favorito) for para o segundo turno, sua chance de vitória aumenta muito. Alguns dizem: se for para perder que se perca logo no primeiro turno, pois a memória do eleitor será apenas do vencedor.
           
No recente primeiro turno para prefeito em Buenos Aires, o prefeito atual Telerman saiu na frente do candidato de Kirchner, Filmus. Este bateu, bateu, bateu em Telerman e conseguiu ir para o segundo turno. Agora o eleitor de Telerman que no inicio da campanha tinha Filmus como segunda opção, mudou em função da campanha agressiva, e opta majoritariamente pro Macri que se torna franco favorito no segundo turno.

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: