Renan quase livre

No Estadão On Line:
O presidente do Conselho de Ética do Senado, senador Sibá Machado (PT-AC), aceitou pedido coletivo de vista do parecer em que o relator do processo contra o presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), por suposta quebra de decoro parlamentar, manda arquivar o caso. O pedido de vista vale até as 10 horas da próxima sexta-feira.

Entretanto, uma reação do PSDB, DEM e do PSB inviabilizou a estratégia traçada pelos aliados do senador Renan. O próprio senador foi procurado, separadamente, por senadores do PSDB e pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Eles defenderam mais tempo para discutir o assunto e ouvir duas testemunhas, alegando também que apressar o fim do processo seria desgastante para o Senado e a idéia de que tudo terminara em pizza.

A mesma posição foi defendida pelo senador Renato Casagrande (PSB-ES) e também pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Renan Calheiros, que queria encerrar o episódio ainda na semana passada, ouviu as ponderações dos colegas dos partidos de oposição. “O Senado não pode ficar sangrando”, disse o líder do PMDB, senador Waldir Raupp (RO), que queria fixar um prazo de 24 horas para o pedido de vista apresentado pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM) ao relatório do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), que propôs o arquivamento do processo contra Renan.

Jefferson Péres disse que 48 horas seria pouco e defendeu cinco dias para a votação do processo no Conselho de Ética. Ao final da sessão, o presidente do Conselho, senador Sibá Machado (PT-AC), optou pela proposta do PSDB e marcou uma nova reunião na próxima sexta-feira, não deixando claro se as duas testemunhas serão ouvidas.

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: