Quem foi quem na sessão do Conselho de Ética

Como se comportaram hoje na sessão do Conselho de Ética as principais figuras do Senado:

epitacio2.jpgEpitácio Cafeteira (PTB-MA) – relator do processo, defendeu Renan Calheiros sem pestanejar. E se recusou a ouvir o depoimento do advogado de Mônica antes que seu relatório fosse votado: “Não tem sentido eu não acreditar no presidente do Senado para acreditar num advogado que nega tudo (o que Renan diz)”. Foi inflexível e não aceitou nenhuma sugestão feita pelos demais integrantes do Conselho. “Não mudo uma vírgula no meu relatório”, disse.

siba2.jpgSibá Machado (PT-AC) – presidente do Conselho, deixou que todos falassem e brigassem entre si. Ficava apenas no controle para garantir que não houvesse bate-boca. Tentou ao máximo ficar de fora das polêmicas. Ao final, teve de se posicionar e acabou por decidir em favor de Renan, marcando a sessão para engavetar o processo para sexta-feira.

renan.jpgRenan Calheiros (PMDB-AL) – presidente do Senado e representado no Conselho, não apareceu na sessão, mas atuou de fora para facilitar sua vida. Mandou para a sessão dois subordinados que nada tinham a ver com o Conselho: a secretária da Mesa Diretora, Cláudia Lyra, e o advogado-geral do Senado, Alberto Caiscais. Cláudia ficou o tempo todo ao pé do ouvido de Sibá. Caiscais ficou sentado assistindo e acompanhando cada detalhe da sessão. Renan suspendeu ainda a sessão do plenário para que a TV Senado transmitisse ao vivo a sessão do Conselho. Sabia que seria absolvido e queria que todo mundo visse.

juca.jpgRomero Jucá (PMDB-RR) – líder do governo no Senado, atuou como principal defensor de Renan Calheiros. Tentou acelerar ao máximo a votação do arquivamento da ação no Conselho de Ética. Tratou de derrubar a proposta de ouvir os depoimentos do advogado da jornalista Mônica Veloso, Pedro Calmon, e do lobista da construtora Mendes Júnior, Cláudio Gontijo, antes que o processo fosse julgado. Fez a defesa explícita do colega Renan.

torres.jpgDemóstenes Torres (DEM-GO) – desde ontem, dizia que não concordaria com o arquivamento sumário da representação sem que se ouvissem os envolvidos – a jornalista Mônica Veloso, que tem uma filha com Renan, e o lobista da construtora Mendes Júnior, Cláudio Gontijo. Na sessão de hoje, insistiu desde o início para que depoimentos e investigações fossem feitos antes da conclusão do processo. “Não há nenhum procedimento em que não se tenha feito uma investigação. Será o primeiro caso”, disse logo no início da sessão. Passou as quatro horas da sessão do Conselho repetindo a mesma tese, mas foi derrotado.

virgilio.jpgArthur Virgílio (PSDB-AM) – líder do PSDB no Senado, sugeriu que a votação fosse marcada para sexta-feira, como foi, e que nesse meio tempo fossem ouvidos o advogado da jornalista Mônica Veloso, Pedro Calmon Filho, e Cláudio Gontijo. A proposta não estava amparada pelo regimento. Além disso, a tropa de choque de Renan não aceitou o acordo.

ideli.jpgIdeli Salvatti (PT-SC) – líder do PT no Senado, foi das mais aguerridas defensoras de Renan e crítica da imprensa. Chegou a sugerir sansões à revista VEJA, autora da matéria que gerou o processo: “Eu quero saber se vai ter Conselho de Ética para o decoro jornalístico”. Levantou e sentou várias vezes, fez breves reuniões e volta e meia cochicou com os colegas.

agripino.jpgJosé Agripino (DEM-RN) – líder do DEM no Senado, chegou no final da sessão para concordar com a sugestão de Arthur Virgílio de que a votação do processo fosse adiada e testemunhas fossem ouvidas. Não insistiu muito para não desagradar o amigo Cafeteira.

raupp.jpgValdir Raupp (PMDB-RO) – líder do PMDB, fez a proposta mais favorável a Renan: votar em 24 horas o arquivamento da ação para terminar com o caso. “Em 24 horas dá tempo para ler um livro de 400 páginas. Vamos votar isso para que o Senado não continue sangrando”.

nery2.jpgJosé Nery (PA) – líder do PSOL, estava isolado na sessão. Foi o autor da representação contra Renan e assumiu um papel de promotor, insistindo para que a investigação fosse aprofundada. Não conseguiu e criticou o Conselho.

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: