“Lula não tinha de saber”
Entrevista de Frei Betto na Folha de S.Paulo, hoje:
FOLHA: Segundo o ministro da Justiça, Lula soube antes da operação que vasculhou a casa do irmão dele. Isso é correto?
Frei Betto – Nenhum de nós está acima da possibilidade de ser investigado. Não tem que avisar ninguém. O Lula não tinha de saber, não tem de saber. Só têm de saber as pessoas que são responsáveis pela investigação.
FOLHA: Pessoas próximas ao presidente se envolveram em dossiês contra adversários e, agora, um amigo é acusado de ser dono de bingo. O irmão do presidente é acusado de de ser lobista. O sr. conhece Lula faz tempo. Era possível imaginar que isso aconteceria?
Frei Betto – Foi uma grande surpresa. Quanto ao Vavá, acho que é inocente. Ele tem bom coração, para ele todo mundo é bom, às vezes é ingênuo até demais. Quanto aos outros, foi surpresa, mas devo dizer que nunca fui próximo a essa turma. Não quero fazer prejulgamento, vamos esperar. Continuo aguardando que o PT cumpra a promessa de investigar e, se preciso, punir os envolvidos em todos os escândalos. Mas, até agora, não aconteceu nada.
FOLHA: Qual a principal característica desse governo?
Frei Betto – O governo Lula fez uma grande reforma na pintura e na disposição da casa, mas não mexeu na estrutura da casa. A palavra mais forte do discurso de posse do primeiro mandato foi mudança. E as mudanças não ocorreram.
FOLHA: E o que aconteceu com o programa do PT? O Lula se “emancipou” do PT?
Frei Betto – O PT virou sujeito oculto ou correia de transmissão, quando deveria ser justamente a voz da sociedade junto ao governo, é papel do partido, e não ser a voz do governo junto à sociedade. O lulismo superou o petismo.” Assinante da Folha lê mais aqui.
Deixe um comentário