“A pedagogia da repetência acha mais fácil reprovar que ensinar”

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O que prejudica é a reprovação feita nas escolas públicas, uma violência contra os jovens, pois não recupera suas deficiências e torna-se uma condenação ao fracasso. Quero ressaltar que a aprovação automática não existe no Brasil, e sim o sistema de ciclos em progressão continuada, em que a reprovação só ocorre em algumas séries. Contrárias às previsões catastróficas, pesquisas recentes mostram que não existem diferenças de desempenho entre estudantes no sistema de ciclos e no de reprovação por séries. Ressaltam, porém, que os alunos dos ciclos abandonam menos a escola e têm mais chances de sucesso profissional. Na Prova Brasil vimos Estados e cidades com ciclos obter alguns dos melhores resultados. O Brasil é dominado pela “pedagogia da repetência”, que acha mais fácil reprovar alunos que ensiná-los. Somos o campeão de reprovação na América Latina e temos desempenhos lastimáveis nas avaliações internacionais. Precisamos cumprir o que diz a LDB, lei maior da Educação: o papel do professor não é ensinar, é levar o aluno a aprender.

Rose Neubauer
Professora da  Faculdade de Educação da USP
(Li no caderno ALIÁS do Estadão do último dia 27/05)

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