“Vou desligar o transponder e mergulhar mil metros”

wellingtonsalgadoatocruz.jpg

O Senador Wellington Salgado (PMDB-MG) vai mesmo apresentar à CPI do Apagão Aéreo um requerimento para que a Presidência da República lhe ceda um jato Legacy. Quer fazer a reconstituição do acidente. Veja a entrevista dele com a Mônica Bergamo, na Folha:

Mônica: Demóstenes Torres (DEM-GO) disse que, caso sua idéia vingue, os senadores vão receber auxílio-funeral, não diárias de viagem.
Mas tu acha que aquilo é o Triângulo das Bermudas? Que vai vir outro avião da Gol e bater? Você está convidado a ir comigo, para perder esse medo. O Legacy é seguro. Mas já começaram as piadas. Recebi um e-mail dizendo: “Leva a senadora Ideli Salvatti [PT-SC] de aeromoça”. Estou desconfiado que foi o senador Heráclito Fortes [DEM-PI] que mandou.

Mônica: Algum senador já se ofereceu para ir no avião?
O Romeu Tuma [DEM-SP] falou que vai comigo. É meu companheiro, não tem medo de nada. Acho que o Arthur Virgílio [PSDB-AM] também é macho o bastante. Isso você conta no dedo aqui.

Mônica: Como a reconstituição pode ajudar a elucidar o acidente?
Existe no local do acidente o chamado “buraco negro” [do espaço aéreo], que hoje eles falam que está coberto pelos radares. Eu iria desligar o transponder do avião, botar um senador na torre [onde ficam os controladores do tráfego aéreo] em terra, e falar: “Está me vendo? Sumi?”. Depois, mergulhava mil metros e falava: “Está me vendo? Em que altura estou?”. Claro que mandando os outros aviões saírem dali na hora, né? Quero um senador esperto na torre, o Mário Couto [PSDB-PA]. Se botar o [Eduardo] Suplicy [PT-SP], é perigoso.

Mônica: Levaria o Suplicy no avião?
Desde que ele não fosse até a cabine. Vai que, na hora de desligar o transponder, ele aperta o botão que desliga a turbina!

Foto: Antônio Cruz/ABr

No comments yet

Deixe um comentário

