ACM, Renan e a Gautama: Boi preto conhece boi preto

O bate-boca é de 7 de março de 2001, mas se tornou atual. Os senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e Renan Calheiros (PMDB-AL) trocavam acusações em plenário.

À época, ACM era acusado de violar o painel de votações no processo de cassação do ex-senador Luiz Estevão. A gravação de uma conversa de ACM com procuradores da República era a prova do delito.

Renan anunciou em plenário que a conversa comprometedora seria revelada no dia seguinte durante sessão da Comissão de Fiscalização e Controle do Senado.

Os dois travavam uma briga a parte. Renan queria mostrar que ACM tinha a ver com a liberação de R$ 17 milhões para a prefeitura de São Paulo, dinheiro que foi repassado posteriormente para a construtora OAS, do genro de ACM.

O troco de ACM foi dizer que Renan tinha muita intimidade com um tal de Zuleido – Zuleido Soares Veras, dono da construtora baiana Gautama, preso hoje pela Polícia Federal por ocasião da Operação Navalha.

Foi assim o diálogo:

ACM – Quanto a minha ligação com a OAS, eu tenho um genro na OAS, mas V. Exª tem amigos empreiteiros com quem tem muito mais intimidade do que eu com a OAS.

Renan – Mais do que V. Exª com a OAS?

ACM – Muito mais.

Renan – Ninguém tem.

ACM – V. Exª tem. V. Exª conhece o Zuleido, não é? V. Exª não conhece o Zuleido, da Gautama? Então, com isso já está dito.

Renan – Eu o conheço; foi da própria OAS.

ACM – Depois nós vamos tratar desse assunto. Quando era da OAS, também; e agora, não, agora é mais ligado a V. Exª do que à própria OAS. Quanto a isso, a CPI das Empreiteiras que eu tanto espero, nós vamos trazer esses empreiteiros todos para ver com quem estão ligados. E fique certo V. Exª de que não está imune; eu sei, e V. Exª sabe disso. De maneira que não se apresse a querer ocultar problemas que já estão claros, como o do Banpara. Está claro o Banpara ou não está?

Renan – Eu quero responder a V. Exª; conclua, por favor.

Na resposta, o assunto Gautama foi esquecido por Renan, que concentrou os ataques no suposto envolvimento de ACM com a OAS.

Hoje, em conversa há pouco com o blog, ACM mudou o discurso:

Noblat O que o senhor sabia dessa história naquela época quando fez esse discurso?

ACM – Não, não sei nada não. Nessa ocasião, eu estava numa disputa com o Jader (Barbalho) e o Renan falou algumas coisas e eu disse isso sobre o Zuleido, que é empreiteiro.

Noblat O senhor não tinha nenhuma informação comprometedora?

ACM – Não, não.

Noblat – Então foi coisa da política?

ACM – Foi um debate político.

Noblat – O senhor acha que o Zuleido, que este caso tem alguma ligação com o Renan Calheiros?

ACM – Não tem. Que eu saiba, não tem nenhuma ligação. Não sei. O Zuleido pode ser amigo dele.

Noblat – Mas o senhor acha que eles podem ter feito negócios juntos?

ACM – Eu acho que não.

Noblat – Pelo jeito o senhor já não é mais a melhor pessoa para falar desse assunto, não é, senador?

ACM – É. Você vai ter que procurar outra fonte.

Retirado do blog do Noblat

No comments yet

Deixe um comentário

