Arqueólogo afirma ter achado túmulo do rei Herodes

herodestumulo.jpg

 Um arqueólogo israelense afirmou nesta terça-feira, 8 de maio de 2007, ter encontrado o túmulo do rei Herodes, o lendário construtor da Cidade Antiga de Jerusalém, o local sagrado das três maiores religiões do mundo – o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

O arqueólogo Ehud Netzer, da Universidade Hebraica de Jerusalém, afirmou que o túmulo foi encontrado no local conhecido como Herodium, uma colina no deserto da Judéia, onde o rei construiu seu palácio, próximo a Jerusalém. Netzer trabalha no sítio arqueológico do local desde 1970.

Netzer afirmou que a descoberta foi feita quando pesquisadores encontraram um pedaço de um sarcófago de calcário o qual acreditava-se ter sido de Herodes. Contudo, não havia ossos na urna, afirmou o arqueólogo. Netezer relatou que a localização do sarcófago e seus ornamentos indicam que trata-se do túmulo do antigo rei.

“É um sarcófago que não se pode encontrar em qualquer lugar”, disse. “É algo muito especial.”

Ntzer liderou a equipe que fez a descoberta, embora não tivesse no sítio no momento da descoberta, segundo a edição eletrônica do jornal Ha´aretz, que antecipou a notícia.

A tumba de Herodes foi, durante anos, um dos tesouros arqueológicos mais cobiçados da região.

Herodes, nascido em 73 a.C. em Ashkelon, hoje ao sul de Tel Aviv, declarou-se judeu apesar de seus pais não o serem, e foi nomeado governador da Judéia aos 25 anos.

Mais tarde, no ano 40 a.C, foi declarado “rei dos judeus” pelo Senado romano. Reinou entre 34 e 40 anos, segundo diferentes registros.

De acordo com as crônicas do historiador judeu Flávio Josefo, Herodes morreu no torno no ano 4 ou 5 a.C.

Acredita-se também que ele tenha promovido à expansão do Segundo Templo de Jerusalém, na Cidade Antiga, além de outras obras em Cesária, Jericó, Massada e outros lugares.

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: