Polícia abre inquérito contra chefes de Executivo de 43 municípios de Minas por envolvimento com a máfia dos sanguessugas

mafiasanguessugas.jpgDe Amaury Ribeiro Jr para o Correio Braziliense:
A Polícia Federal fechou o cerco contra prefeitos e ex-prefeitos de Minas Gerais envolvidos com a chamada máfia dos sanguessugas. A PF instaurou uma avalanche de inquéritos para investigar a participação de prefeitos e ex-prefeitos de 43 municípios acusados de receber propina para comprar ambulâncias superfaturadas da empresa Planam, por meio de emendas de parlamentares. As novas investigações são um desmembramento das que já foram feitas pela polícia e o Ministério Público, que apuraram inicialmente a participação de deputados federais no esquema. A procuradoria regional do Ministério Público de Brasília solicitou também abertura de inquéritos para apurar a participação no esquema de centenas de outros municípios de vários estados. O escândalo da máfia dos sanguessugas foi revelado com exclusividade pelo Estado de Minas e pelo Correio Braziliense, em dezembro de 2005.

As investigações da polícia estão embasadas em milhares de documentos, depoimentos e escutas telefônicas encaminhados na semana passada pelo Ministério Público Federal à polícia de Minas. A papelada compromete, além dos prefeitos, os ex-deputados Cleuber Carneiro (PTB), José Militão (PTB) e Cabo Júlio (PMDB), que não conseguiram se reeleger em 2006. Em depoimento ao MP, o empresário Luiz Antônio Vedoin, dono da Planam, disse que os ex-deputados cobravam propina de 10% para apresentar emendas para a compra de ambulâncias.

Ainda de acordo com Vedoin, os ex-parlamentares se encarregavam de orientar prefeitos nas licitações fraudulentas. O ex-deputado Cabo Júlio, por exemplo, teria acertado os detalhes das licitações fraudulentas numa reunião realizada em sua chácara, em Belo Horizonte, com Vedoin e prefeitos de 13 municípios: Além Paraíba, Baldim, Belo Oriente, Bom Despacho, Caratinga, Central de Minas, Ipanema, Curvelo, Delta, Leopoldina, Morro da Garça, Vermelho Novo e Vargem Alegre. Leia mais aqui (link aberto)

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: