PMDB, governo e CPI: a moral dos negociantes

pmdb.jpg

Por João Domingos e Eugênia Lopes no Estadão On Line:
O PMDB condicionou a indicação de seus quatro representantes na CPI do Apagão Aéreo à nomeação de seus quadros para o segundo escalão. De acordo com informação de líderes de partidos da base do governo, o PMDB fez duas listas para os seus quatro titulares e quatro suplentes.

Numa, constariam os nomes de parlamentares que seriam mais rígidos com o governo; noutra, os de deputados menos exigentes. Por ser o maior partido, caberá ao PMDB a presidência da CPI. O PT ficará com a relatoria. A CPI será instalada nesta quinta-feira, 3, às 15 horas.

O PMDB de Minas quer uma diretoria da Petrobras; o de Goiás, a vice-presidência de Agronegócios do Banco do Brasil; o do Rio, a presidência de Furnas. Também deverão fazer parte da CPI os deputados peemedebista do Rio Eduardo Cunha e Nelson Bornier.
Na primeira lista do partido, estariam, por exemplo, os deputados gaúchos Ibsen Pinheiro e Cezar Schirmer. Schirmer foi o autor do mais contundente parecer contrário a um petista jamais apresentado ao Conselho de Ética da Câmara, no qual pediu a cassação do mandato do deputado João Paulo Cunha (SP), por envolvimento com o mensalão.

Já Ibsen é tido como um parlamentar inflexível, responsável pela abertura do processo de impeachment contra o ex-presidente Fernando Collor, embora, dois anos depois, tenha sido cassado por suspeita de envolvimento no desvio de verbas do Orçamento da União, fato apurado por uma CPI.

Ibsen teria até hoje parlamentares do PT que votaram pela sua cassação atravessados na garganta. Da segunda lista participaria o deputado Marcelo Castro (PI), cotado também para ser presidente da CPI.

Cotados do PT para a relatoria
Como o cargo de presidente caberá ao PMDB, o de relator será do PT. Estão cotados para o cargo os deputados Candido Vacarezza (SP) e Marco Maia (RS). O líder do PT, Luiz Sérgio (RJ), contou ainda que tentou trocar com o PMDB o cargo de relator pelo de presidente. Mas o parceiro não quis fazer o negócio.

“A presidência cabe ao PMDB e o cargo de relator ao PT. Disse ao PMDB que não teria problemas em fazer uma troca, mas fui comunicado hoje (ontem) que eles preferem a presidência. Então, vamos ficar com a relatoria”.
“O que posso dizer é que o PMDB tem segurado muita coisa por causa da nomeação do segundo escalão”, disse o líder do PR, Luciano Castro (RR). “O PMDB de Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro vai agir unido. Se não for atendido o pleito de um, o outro se sentirá também prejudicado”, afirmou o deputado Carlos Willian (PTC-MG), que é ligado ao ex-governador Anthony Garotinho, do PMDB fluminense.

Ameaça de rebelião
Na semana passada, foi marcada reunião do conselho de administração de Furnas, desejada pelo PMDB do Rio, sem a participação do ex-prefeito da cidade Luiz Paulo Conde. O partido ameaçou uma rebelião. O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, suspendeu a reunião, chamou Conde a Brasília e o convidou para o conselho. É o primeiro passo para que Conde seja nomeado presidente da estatal. Logo em seguida, foi anunciado que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, ficaria distante do preenchimento dos cargos do segundo escalão. Partia justamente dela a resistência a Conde.

O deputado Tadeu Filippelli (DF), vice-líder do PMDB, que participou da reunião do colégio de líderes nesta quarta-feira, afirmou que seu partido não está envolvido numa tentativa de chantagem contra o governo por causa dos cargos do segundo escalão. “Em nenhum momento eu soube disso. Para mim, é uma vergonha uma desconfiança dessas. Não há nada disso, porque nem daria tempo de o governo atender”.

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: