Computador em escola não melhora nota

computadornaescola.jpgAntônio Gois para Folha de São Paulo:
O uso de computadores nas escolas não melhorou o desempenho dos alunos em português e matemática, aponta um exame feito pelo MEC (Ministério da Educação). Essa conclusão surpreende entusiastas do uso de novas tecnologias no ensino e consta em dois estudos realizados a partir do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), principal meio para avaliar a qualidade da educação. Um deles foi feito pelo economista Naercio Menezes Filho, professor da Universidade de São Paulo e do Ibmec-SP. Comparando alunos de mesmo perfil socioeconômico e no mesmo ambiente, a média em matemática em escolas públicas ou privadas onde estudantes têm acesso a computadores não difere de forma significativa da de crianças em escolas sem computador ou internet.

O único efeito positivo de computadores no desempenho, segundo constatado por Menezes Filho, aparece quando o aluno tem acesso a eles e à internet em casa. O outro estudo foi conduzido na Alemanha pela pesquisadora Maresa Sprietsma, do Centro de Pesquisas Econômicas Européias. Também com base no Saeb, ela concluiu que a presença de computadores em escolas brasileiras afeta negativamente o desempenho dos alunos em português e, principalmente, em matemática.

Tanto Menezes Filho como Sprietsma alertam que, pelo Saeb, não é possível saber que tipo de uso do computador está sendo feito. “Não sabemos, por exemplo, se os alunos estão utilizando os computadores fora do horário de classes de informática ou que tipo de atividade pedagógica acontece nos laboratórios”, diz Sprietsma.
Para ler a matéria completa, clique aqui.

Anúncios

2 comments so far

  1. Andrea Barreto M. da Poça on

    Muito bom saber o que minha prática já me falava ! Sou professora de Ciências em Escolas Públcas da cidade do Rio de Janeiro, e, embora use muito o computador como uma FERRAMENTA para ajudar o meu trabalho, sempre afirmei que : “Um Bom Professor não será nunca substituído por uma máquina “. Gostei muito de saber !

  2. nereujr on

    Concordo plenamente que nenhuma máquina substituirá o professor em seu ofício, mas penso que, com a estrutura necessária (internet, PC’s com boa configuração, laboratórios disponibilizados em tempo integral aos alunos, sem racionamento de periféricos e suprimentos), a informática se torna o maior aliado do processo de aprendizagem.

    Pela minha experiência pessoal, noto que além de uma estrutura eficiente, ainda falta nas escolas (públicas) e centros de formação de professores o domínio das ferramentas e recursos disponíveis, mesmo assim sinto que existe um movimento discreto porém sólido por parte de alguns educadores, no sentido de desbravar essa nova fronteira.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: